HAIRDRAMA

Alva Cosméticos – Ananda Boschilia

10553812_10204121568341348_5925906865793803957_oO que é um cosmético orgânico certificado?

A Alva é registrada pela Ecocert, uma das líderes mundiais na certificação de produtos ecológicos e define:

–       Produzidos com no mínimo 95% de ingredientes de origem natural e no mínimo 10% de ingredientes provenientes de agricultura orgânica.

–       Preserva a qualidade original da matéria-prima.

–       Produzido dentro dos princípios da sustentabilidade, pois é ecologicamente correto e socialmente justo, seus resíduos não prejudicam a natureza e o processo produtivo preocupa-se com as comunidades envolvidas.

–       Assegura alta qualidade e rotulagem clara para a orientação dos consumidores.

–       É vedado o uso de produtos geneticamente modificados ou irradiados.

–       Não tem teste em animal

–       Não pode usar uma lista vasta de ingredientes sintéticos como parafina, parabeno, silicone, chumbo alumínio, sulfatos, perfume sintético, triclosan, formaldeídos etc.

Principais motivos para não usar cosméticos convencionais:

É cada vez mais claro que sua toxicidade ocorre por dois fatores: uso cotidiano e efeito sinérgico. Produtos de beleza são usados de forma contínua, todos os dias.

Isto significa que você usa em seu corpo produtos que contém toxinas em pequenas quantidades, mas que vão se acumulando progressivamente. O desenvolvimento da indústria química atual nos faz entrar em contato com substâncias que nunca existiram antes e que não existem na natureza.

Se não são adequadamente metabolizadas e eliminadas, acabam se acumulando em nosso corpo. E é esse efeito cumulativo que traz riscos potenciais.

O corpo pode até conseguir lidar com pequenas quantidades de uma toxina, mas um produto de beleza contém muitas “pequenas quantidades” juntas. E uma acaba por potencializar o efeito tóxico da outra, daí o efeito sinérgico.

Somos os responsáveis por este autoenvenenamento pois nos influenciamos pelas propagandas que estão presentes no dia a dia informando apenas o que é útil

aos fabricantes, sem transparência no que de fato importa, composição das fórmulas.

Hoje, cerca de 80.000 produtos químicos estão em uso comercial. Por isso, alguns indivíduos contêm mais de 500 destas substâncias em seus próprios corpos.

Os homens usam em média 6 produtos de higiene pessoal por dia, e a mulher 12,  podendo ser expostos a 168 substâncias químicas diferentes todos os dias.

Apenas 10% das 80.000 substâncias químicas catalogadas na indústria de cosméticos foram testadas para a segurança de uso em humanos.

Os governos não regulam de forma efetiva a maioria das substâncias potencialmente tóxicas usadas na indústria de cosméticos.

O The Mount Sinai School of Medicine, de Nova Iorque, testou o sangue e a urina de alguns voluntários e encontrou:

167 componentes químicos industriais, numa média de 91 componentes por pessoa, sendo que dos 167 componentes químicos:

76 são reconhecidamente causadores de câncer em humanos,

94 são tóxicos ao cérebro e ao sistema nervoso,

82 afetam a respiração e os pulmões,

86 afetam o sistema hormonal e

PODEM FAZER PARTE DA COMPOSIÇÃO DOS COSMÉTICOS CONVENCIONAIS

  • ingredientes transgênicos ou irradiados,  lauril sulfato de sódio,  ingredientes derivados do setor petroquímicos como parabeno,  petrolatum, óleo mineral, vaselina líquida, parafinas, silicone. Polietilenoglicóis (PEGs), corantes e fragrâncias artificiais,  triclosan, metais pesados e outros em excesso, entre outras substancias sintéticas.
  •  Todas substâncias  possíveis causadores de processos alérgicos, doenças auto imunes, degenerativas, neurológicas, nutricionais, dermatológicas, carcinogênicas, má formação fetal, desruptores hormonais, afetam negativamente o sistema endócrino, promove o  envelhecimento precoce, entre

79 provocam defeitos congênitos e/ou distúrbios no desenvolvimento da criança.

  • outros danos à saúde.
  • Outros testes em batons e cosméticos faciais encontrado: benzofenona-3 (BP3); homosalato; 4-metil-benzilideno-cânfora (4-MBC); octil-metoxicinamato e octil-dimetil-PABA – comportaram-se como estrogênios fortes em testes de laboratório, estimulando as células cancerígenas a crescerem mais rapidamente.
  • Há inúmeros estudos científicos ligando a exposição a toxinas químicas ao aumento da infertilidade, problemas hormonais, câncer e outras doenças.
  • Atualmente podemos afirmar que os cosméticos convencionais são uma das principais fontes de contaminação por toxinas a que as pessoas se submetem, dia
  • após dia.
  •  A maior parte dos produtos de beleza, possuem substâncias químicas que rompem o balanço hormonal e afetam negativamente o sistema endócrino.
  • Estas substâncias recebem o nome de disruptores endócrinos, disruptores ambientais ou xenohormônios. O radical “xeno” quer dizer “estranho”. Elas podem se acumular no organismo, levando ao desequilíbrio hormonal.

comparacao_print

Porquê o cosmético orgânico é mais caro?

Quem compra cosméticos orgânicos está pagando por preservação ambiental, matéria prima de qualidade, pesquisa e alta tecnologia, produtos que não trazem danos para saúde, que respeitam o trabalhador, o meio ambiente e principalmente o consumidor.

Não é caro, é o preço justo.

O que faz um cosmético convencional ter preços tão acessíveis são muitos fatores, o primordial  são os ingredientes utilizados:

Derivados de petróleo (petrolato, óleo mineral, parafinas, silicones, dimeticone, simeticone, etc), surfactantes sintéticos (lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, etc), etanolaminas (composto que levam DEA, MEA ou TEA no nome), corantes e conservantes sintéticos (BHT, Diazolidinyl urea, etc) – dentre outros – têm custo baixo e movem a indústria cosmética convencional.

Geralmente testado em animais e não se preocupa com os impactos ao meio ambiente e as responsabilidades sociais.

As empresas de cosméticos convencionais investem por volta de 80% em marketing, deixando a desejar em investimentos em pesquisas e desenvolvimento de produtos que façam sua função sem agredir a saúde e ainda auxiliar no real bem estar.

E Mais:

Canal no youtube Do Campo a Mesa FANTÁSTICO, VAMOS AJUDAR!!!
https://www.youtube.com/user/docampoamesa

Chumbo dos batons: http://oglobo.globo.com/saude/pesquisadores-encontram-metais-toxicos-em-batons-vendidos-nos-eua-8265841

A Beleza Tóxica: http://www.alvabrasil.com.br/blog/beleza-e-saude/beleza-toxica/

Redes sociais da Alva da Alva
Facebook – Alva Brasil
Instagram – Alva Brasil